A minha Lista de blogues

MILLENNIUM BCP NO MUNDO DO CRIME...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Bancos têm sido penalizados pelos crimes perpetuados...

Camilo Lourenço
Os supervisores, os bancos e o preço da "bica"


A banca, a espinha dorsal de qualquer economia, está a enfrentar uma conjuntura melindrosa (veja-se a desconfiança do mercado em relação à Fannie Mae e Freddie Mac, apesar das garantias de solvabilidade dadas pelo Tesouro americano).

Os bancos portugueses não são excepção e, nas últimas semanas, têm sido duramente penalizados em Bolsa (ontem cada acção do BCP quase se trocava por uma "bica"). É certo que nem todos enfrentam os mesmos problemas. O BCP tem sido o mais penalizado devido à enxurrada de más notícias sobre irregularidades da anterior gestão: processos crime, coimas, etc.

É por causa desta conjuntura melindrosa que as autoridades deviam gerir melhor a informação que estão a passar para o exterior. Não se trata de poupar quem prevaricou no BCP (os anteriores gestores); se forem culpados devem ser exemplar e severamente punidos. Mas é preciso repetir isso "todos os dias", numa conjuntura perigosa?

Aceita-se que CMVM, Banco de Portugal e Ministério das Finanças queiram, mostrando mão pesada, prevenir futuras prevaricações. Mas o mercado já percebeu isso. Alimentar manchetes com penas duras e multas recorde que podem ficar, depois dos recursos, num valor mínimo do publicitado pode afectar a estabilidade do sistema. Como dizia um banqueiro (não é do BCP nem está indiciado), "com um bocado de azar isto ainda acaba num bank run". Exagero? Sim, mas…

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
DEVE-SE LUTAR SEMPRE PELA VERDADE NO BCP....................... "A crise aperta, a crise é forte, a crise é farta, mas algumas instituições bancárias acharam que o melhor era enterrar ainda mais os endividados na lama". Pedro Ivo Carvalho, "Jornal de Notícias", 28-11-2009